torero

clique e saiba mais sobre o torero

SOBREMESAS

nossos parceiros

sobre o chef

Clique e conheça o Juliano Velese

cardápio

O melhor do mediterrâneo. Deguste nosso cardápio.

Tradições de Páscoa na Espanha

Pulpo a la gallega

Pulpo a la gallega by chef Juliano Valese

Abrindo parênteses em nossa série sobre as tapas das diferentes regiões espanholas, vamos falar do feriado delicioso que vem por aí: a Páscoa.

Na Espanha não há a tradição de trocar ovos de chocolate como no Brasil, exceto pela Cataluña. As festividades lá são marcadas pelas procissões, que são quase tão importantes quanto o nosso Carnaval. Como aqui, não se come carne durante a Semana Santa. E para finalizar, os doces típicos da data religiosa são as torrijas (rabanadas) e, em algumas regiões, os ossos de santo (canudos feitos de marzipan com recheio de gema).

No entanto, o maior costume pascal no país é o pulpo a la gallega (ou polbo á feira), que é uma iguaria encontrada em festas, feiras e romarias da Galicia e de Bierzo (León), de onde veio seu nome “á feira”.

A base da cozinha galega é feita de polvo, que acabou sendo adotado pela culinária de todo o país. Assim, esta tapa se tornou uma tradição espanhola desse feriado cristão.

O polvo à galega é feito com um polvo sem vísceras cozido inteiro, normalmente em panelas de cobre para amaciar sua carne. Por regra, o cozimento do polvo é feito 3 vezes, ou seja, coloca-se água fervente por alguns segundos e retira, repetindo isso mais duas vezes. Esta técnica é chamada de “susto” e ajuda a manter sua pele intacta. Em seguida, ele deve ser cozido em água fervente durante um período determinado de acordo com a origem do polvo e seu peso. E para finalizar, deve ficar em repouso no ar por 15 minutos antes de ser servido.

Após todo este processo, o polvo é cortado em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura e é servido em palitos, polvilhado com páprica e sal grosso e regado com azeite. Costuma vir acompanhado de batatas cozidas na própria água do polvo, que ficam rosadas, e um bom vinho tinto.

 

Interessou? Então fique de olho no blog!
Antes do feriado publicaremos a receita de pulpo a la gallega do Torero Valese para você celebrar essa data como os espanhóis.

 

DICA DO TORERO: Se for para a Espanha, não deixe de visitar O Carballiño (Ourense) na Galicia, que é considerada a capital do polvo. Lá, no segundo domingo de agosto, comemora-se La Fiesta del Pulpo, que chega a 100 mil visitantes e onde se consome cerca de 50 toneladas de polbo á feira em um só dia.

One Response to Tradições de Páscoa na Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>