torero

clique e saiba mais sobre o torero

SOBREMESAS

nossos parceiros

sobre o chef

Clique e conheça o Juliano Velese

cardápio

O melhor do mediterrâneo. Deguste nosso cardápio.

As Iguarias Espanholas

Pulpo a Pomodori Torero Valese

Continuando a série sobre o que são as tapas e como é a cozinha da Espanha, vou apresentar algumas delícias típicas da região da Galicia. E, ao fim deste post, você pode conferir uma receita especial do Torero Valese para fazer em casa.

Na Galicia, a cozinha é baseada na qualidade dos produtos frescos, pois suas especialidades mais importantes são preparadas com peixes e mariscos. O carro-chefe é o polbo á feira (polvo à galega): tapa típica das feiras e romarias, feita com polvo cozido cortado em pedaços e temperado com azeite e pimentão.

Além dessa, há outras iguarias como: pescadaollomol / besugo (pargo), vieiras, mexillónspercebesgambas (camarões), cigalas (cigarras) e centolos (santolas), entre muitas outras.

A região possui outros pratos importantes como o caldo galego (guisado de fabas, verduras e carne), o lacón con grelos (perna dianteira do porco curada mas sem fumagem servida cozida com grelos e batatas) e as empanadas (de carne, peixe, marisco, etc). Além de queijos com denominação de origem controlada: queixo de tetilla, de San Simón e de Arzúa.

Tudo isso costuma vir acompanhado de um vinho branco ou tinto D.O. Ribeiro, um branco D.O. Rías Baixas (de uva Albariño) ou um D.O. Ribeira Sacra. E para finalizar, os doces mais comuns são a torta de Santiago e as filloas (crepes doces ou salgadas; estas últimas podem levar sangue de porco na devida época).

Em homenagem ao renomado polvo à galega e às tapas da Galicia, aproveite para experimentar esta receita que faz parte do cardápio do Torero Valese:

 

RECEITA de Pulpo a Pomodori Torero Valese (chef Juliano Valese)

Ingredientes:

- 2 tentáculos de polvo previamente cozido cortados em cubos de 2 cm

- 5 tomates italianos cortados grosseiramente

- 1 colher de sobremesa de cebola rocha picada

- 1 dente de alho picado

- 30 ml de azeite extra virgem Ybarra

- 30 ml de vinho branco seco

- folhas de manjericão fresco à gosto

- pimenta moída e sal à gosto

 

Preparo:

Em uma frigideira antiaderente colocar o azeite e dourar a cebola e o alho. Despejar os tomates de forma que ocupem a frigideira por completo, até que o tomate reduza pela metade. Colocar o vinho branco e esperar que evapore o álcool, então incluir o polvo. Temperar à gosto e deixar por mais 3 minutos. Desligar o fogo e colocar as folhas de manjericão. E pronto!

 

Rendimento: 2 porções – servir com pão tostado.

 

Fique ligado em nosso blog para descobrir mais tapas espanholas e novas receitas exclusivas.

Buen provecho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>